Sempre ouvi falar que instalar energia solar é coisa de milionário, que custa caro. Isso é verdade?

Isso já foi verdade. A indústria de produção de equipamentos para sistemas solares evoluiu muito nos últimos anos, ganhando em escala e eficiência. Com a redução dos custos, o sistema solar se ficou mais acessível se tornando um investimento que pode trazer bons resultados financeiros, além dos benefícios ambientais. Veja no gráfico abaixo a evolução dos preços dos módulos fotovoltaicos, principais componentes do sistema.

Responsive image

Normalmente um sistema solar se paga em menos de 5 anos para instalações residenciais e menos de 4 anos para instalações comerciais. Por isso, o mercado tem crescido cada vez mais, conforme pode ser observado no gráfico abaixo.

Responsive image

Apesar da evolução tecnológica, os sistemas solares ainda são investimentos de valor significativo. O retorno financeiro do investimento depende da qualidade dos equipamentos, local e forma de instalação. Utilizando equipamentos de qualidade, o retorno financeiro pode ser superior a outros investimentos, considerando toda a vida útil do sistema, acima de 20 anos.

Sistemas solares fotovoltaicos possuem grande durabilidade e os equipamentos possuem vários anos de garantia. Para garantir a durabilidade, a empresa que irá fazer a instalação do sistema deverá observar diversas características desde definições de projeto até cuidados na montagem do sistema durante a instalação. É importante procurar empresas idôneas e com profissionais competentes para garantir que seu sistema produza a energia esperada de maneira segura e duradoura.

Uma opção para aqueles que não dispõe de capital para o investimento, ou simplesmente não gostariam de se descapitalizar, são os financiamentos. Com algumas linhas é possível financiar até 100% dos custos da instalação e ainda pagar uma parcela de financiamento inferior ao valor economizado na conta de energia.

Por exemplo: Em um sistema de 4,90 kWp financiado 100% pela linha FNE Sol, o cliente consegue pagar o financiamento com o valor economizado e ainda sobra, conforme pode ser observado no gráfico abaixo, da comparação de gastos acumulados com o financiamento e a economia acumulada na conta de energia.

Responsive image

Analisando financeiramente, os sistemas solares fotovoltaicos são um ótimo negócio. Sistemas solares fotovoltaicos necessitam de pouca manutenção e possuem diversos benefícios tributários, conforme discutido aqui.

Quer receber uma análise de investimento para um sistema solar na sua instalação? Entre em contato e receba uma análise preliminar de investimento sem compromisso.

Fontes