Perguntas Frequentes


Ainda tem dúvidas sobre o sistema, encontre aqui suas respostas
Responsive image
1

Os painéis fotovoltaicos convertem a energia do sol em corrente contínua que é enviada ao inversor.

2

O inversor converte a eletricidade gerada de corrente contínua para corrente alternada (mesmo tipo da concessionária). Após a conversão a energia poderá ser utilizada normalmente em qualquer tomada da casa.

3

Quando o sistema fotovoltaico produz mais eletricidade do que é consumida, o excedente é automaticamente enviado à rede da concessionária gerando créditos que podem ser utilizados posteriormente (como se girasse o medidor ao contrário).

4

A energia solar gerada é de alta qualidade e reduz o risco de flutuações que podem danificar equipamentos eletrônicos.

5

A eletricidade da concessionária fica sempre disponível. Assim, à noite ou durante dias chuvosos, em que o sistema solar não gera energia suficiente, a alimentação da propriedade é feita pela rede da concessionária.

Sistemas fotovoltaicos são sistemas em que módulos, construídos a partir de células de silício, convertem a energia do sol em energia elétrica DC (corrente contínua, como nas baterias de carro). Para que essa energia possa ser utilizada na casa e/ou enviada para a rede o Inversor de Frequência converte a energia DC em energia AC (corrente alternada, como a energia da concessionária). A Patrimônio Solar trabalha com alguns dos painéis mais eficientes disponíveis no mercado. Os painéis possuem garantia de 10 anos contra defeitos, 25 anos de performance e 40 anos de durabilidade esperada.
Existem três tipos des sistemas fotovoltaicos, o conectado à rede elétrica (on-grid), o isolado (off-grid) e o híbrido. O sistema isolado é mais adequado para locais que não possuem conexão com a rede elétrica, pois esse tipo de sistema necessita de um banco de baterias para armazenamento da energia gerada, o que encarece o sistema. O sistema ligado à rede é o mais comum, neste sistema a rede de distribuição faz o papel das baterias (ver sistema de compensação). O sistema híbrido é uma opção para locais em que existe instabilidade no fornecimento de energia e/ou imperatividade de manutenção de energia, neste sistemas são utilizadas baterias instaladas na propriedade para garantir a energia enquanto o fornecimento da distribuidora não é normalizado.
Energia solar faz sentido economicamente. O valor economizado na conta de energia em até 3 anos já paga o valor investido, depois é só lucro. Você pode economizar até 90% da conta de energia e ficar protegido contra os aumentos de energia. Reduza sua pegada ecológica, sistemas solares são limpos, renováveis e duráveis. Uma instalação residencial média (3kW) pode reduzir emissões de quase 79 toneladas de gás carbônico durante o período de 40 anos de vida do sistema.
O custo da instalação de sistemas fotovoltaicos é fortemente impactado pelas características do local de instalação. Alguns dos fatores que determinam o preço incluem: Conta de energia (quantidade de energia que se deseja produzir), localização do imóvel, forma e altura do telhado, acesso ao telhado. Ligue para nós para uma cotação, ou preencha o formulário no nosso site.
A garantia varia de acordo com o equipamento. Normalmente inversores têm garantia de 5 anos, painéis e sistema de suporte têm garantia de 10 anos. No momento da aquisição é possivel contratar a estensão. Fabricantes também garantem a performance dos painéis por 25 anos.
As licenças e permissões necessárias variam de acordo com o local da instalação. A Patrimônio Solar cuida de todas as etapas para a instalação do sistema solar na sua propriedade.
Não. A instalação de um sistema solar fotovoltaico não traz nenhum processo extra para a venda da propriedade. Na realidade, a instalação de um sistema solar irá valorizar sua propriedade, pois ela passará a ter um custo de manutenção menor.
Você precisa ter um local aberto, sem obstruções para o sol. Prédios, ároves ou outra vegetação não devem sombrear o local de instalação dos módulos. Efeitos de sombreamento parcial podem ser minimizados com um bom projeto. Sistemas com direcionamento para o norte são os que possuem maior produtividade. Se você não tem um telhado disponível para a instalação do sistema fotovoltaico outras opções podem ser avaliadas, como estrutura sobre o solo ou garagem coberta.
O tamanho do sistema de geração fotovoltaica é customizado de acordo com a necessidade de energia e disponibilidade de investimento. Limitações de espaço e exposição solar devem ser avaliados.
Sistemas de geração de 3kWp precisam de cerca de 27m2. Sistemas maiores, para atender a demanda de casas com consumo alto, necessitam de 40-60m2. Como estimativa, uma área de 9m2 por 1kWp pode ser utilizada.
O tempo de instalação depende do tamanho do sistema a ser instalado. O tempo de instalação para uma residência demora entre 3 a 5 dias, dependendo do tamanho e complexidade.
Um inversor é um equipamento eletrônico que converte a energia gerada em DC (corrente contínua) pelos módulos fotovoltaicos em energia convecional AC (corrente alternada) utilizada nos aparelhos domésticos, a mesma da concessionária.
Não. Os painéis são feitos de vidro temperado e alumínio, eles são bastante resistentes à intempéries como granizo. No entanto, cuidados devem ser tomados para que os mesmos não sejam danificados, como não subir em cima dos painéis ou deixar cair objetos pontiagudos sobre os mesmos. Veja no vídeo alguns testes:
Os riscos são mínimos. Todos os materiais utilizados em nossas instalações possuem certificação internacional e dupla isolação para o dobro de segurança. Além disso, a estrutura de sustentação e as estruturas dos módulos fotovoltaicos são aterradas para garantir que não haverá risco de choque.
Não, o sistema de geração solar mais comum é o sistema on-grid que é ligado diretamente à rede da concessionária. Quando não há geração pelo sistema solar a concessionária fornece a energia necessária. Além disso, qualquer energia gerada e não consumida é enviada para a concessionária gerando um crédito para o consumo posterior pelo cliente.
Por motivos de segurança, o sistema de geração solar grid-tie irá se desligar automaticamente e a geração de energia é paralisada. Caso, você precise de um sistema de backup entre em contato conosco para conhecer as opções.
O Sistema de compensação foi instituído pela ANEEL e estabelece a forma como são utilizados os créditos de energia e a forma de faturamento da sua conta de energia. Quando o sistema gera mais energia que a casa consome a energia é injetada na rede de distribuição e a unidade consumidora recebe créditos por essa energia. Os créditos tem validade de 60 meses. Os créditos são automaticamente utilizados quando o consumo de energia for maior do que a geração do sistema.
Atualmente não. No entanto, pelo sistema de compensação toda energia excedente gerada irá gerar um crédito junto à concessionária. Quando esta energia excedente for utilizada será descontado na conta o valor integral referente ao crédito acumulado. No entanto, o consumidor não irá receber dinheiro da concessionária. A energia excedente gera créditos que podem ser utilizados, mas não é possível receber o valor em dinheiro
Os módulos fotovoltaicos não possuem partes móveis e podem durar mais de 40 anos. Muitos sistemas instalados em outros países na década de 1960 continuam gerando energia até hoje. A melhor maneira de conseguir uma vida longa para o seu sistema é uma instalação bem feita e manutenções adequadas.
Sistemas de geração fotovoltaica são planejados e instalados para possuírem baixa manutenção. Uma limpeza esporádica pode ser necessária. Além disso, as normas brasileiras estabelecem verificações semestrais para garantir a segurança do sistema.
Apesar de o Brasil gerar a maior parte de sua energia de hidrelétricas, já existe a necessidade de termelétricas para complementar a geração de energia no país. Seu sistema solar irá ajudar a reduzir a necessidade de termelétricas e consequentemente reduzir o uso de combustíveis fósseis utilizados neste tipo de geração. Ao final da vida útil do sistema solar os equipamentos podem ser reciclados.
O setor de energia solar tem crescido bastante no Brasil, e já há mais de 4000 mil locais com geração solar fotovoltaica. No entanto, a energia solar só se tornou atrativa economicamente nos últimos anos com a redução dos custos dos equipamentos e aumento dos custos da energia. Além disso, vários fatores como árvores ou prédios próximos ao telhado e direção do telhado para o sul podem diminuir a geração do sistema. Por isso, o sistema ainda não é viável economicamente para todos os locais.