Você é produtor rural e considera que a energia elétrica está muito cara? Sabia que produtor rural tem direito a redução nos impostos sobre a energia elétrica?

Muitas pessoas têm o conhecimento de que a tarifa de energia rural é menor do que a urbana. No entanto, nem todos sabem que o imposto sobre a tarifa de energia também é diferenciado. No Espírito Santo, o ICMS sobre a energia na cidade é de até 25% enquanto o ICMS para PRODUTORES RURAIS é de 4%. Além disso, as alíquotas de PIS e COFINS para produtor rural também são reduzidas.

Responsive image

Para ter direito ao imposto de 4% é preciso que o titular da propriedade rural seja PRODUTOR RURAL. Propriedades rurais que não possuem atividades agrícolas ou pecuárias como principal fonte de renda não fazem jus ao desconto no imposto.

CONFIRA SUA CONTA DE ENERGIA, você pode estar pagando a alíquota residencial. Caso a alíquota de ICMS na sua conta seja de 25% você esta pagando mais do que precisaria!

Responsive image

Para solicitar o desconto é necessário apresentar o cadastro de PRODUTOR RURAL na concessionária (EDP Escelsa, Luz e Força Santa Maria, etc). É um processo bem simples; basta comparecer à agência física da concessionária mais próxima munido de documento de identidade e o documento que comprova seu cadastro de produtor rural na Fazenda Estadual. Chegando lá é só solicitar o desconto na alíquota do ICMS para produtor rural, alteração que é feita na hora e sem cobrança de taxas.

Um documento aceito para comprovar a inscrição como PRODUTOR RURAL é a consulta pública ao cadastro do Sintegra-ES. No site, basta digitar o número da inscrição estadual do produtor rural e em seguida imprimir o resultado da consulta para ser apresentado na Concessionária. Em caso de dúvidas, consulte o seu contador.

IMPORTANTE: A conta de energia deve estar no nome do PRODUTOR RURAL.

Responsive image

Achou 26% de desconto na conta de energia pouco? Entre em contato e descubra como a energia solar pode te ajudar a economizar até 95%* na conta de energia.


Fontes