Entenda as diferenças entre os sistemas de Aquecimento Solar e os sistemas de Energia Solar Fotovoltaica e também sobre as particularidas de cada um deles.

A Patrimônio Solar em parceria com a Engeart Soluções em Engenharia explicam as características de cada tipo de sistema.

Responsive image

O sistema de aquecedor solar é responsável por aquecer a água., utilizam-se placas do tipo coletor solar térmico, que têm a função de captar a energia térmica e transferi-la para a água que circula no interior de tubulações de cobre/aço inox. Essa água fica armazenada em um reservatório térmico, conhecido como boiler, que buscam mantê-la aquecida durante um certo período. O tamanho do reservatório e a área de coletores solares térmicos (placa solar de aquecimento) necessários para o sistema de aquecimento solar variam de acordo à quantidade de água quente utilizada na residência.

Já o sistema de energia fotovoltaica utiliza placas com células fotovoltaicas, que captam a radiação solar. Com isso, eles são capazes de transformar a luz do sol em energia elétrica. Diferente dos aquecedores, que apenas aquecem a água, os sistemas fotovoltaicos geram energia para todo o imóvel através da conversão da corrente contínua em alternada, por um inversor. O tamanho do inversor e a quantidade de placas solares fotovoltaicas necessários para o sistema solar fotovoltaicos variam de acordo o consumo de energia da residência.

Preparamos uma tabela comparativa entre as características dos sistemas para facilitar a compreensão:

Responsive image

A escolha do melhor sistema, ou possivelmente a escolha por instalar os dois sistemas, depende de diversos fatores dentre eles: área de telhado disponível, espaço para instalação do boiler, sombreamento no telhado, hábitos das pessoas da residência.

O melhor lugar para a instalação de ambos os sistemas é em um local com acesso irrestrito à luz do sol, sem sombras, de preferência com orientação para o norte. Ambos sistemas, quando instalados em locais adequados por profissionais qualificados geram ótimo retorno. Conte com profissionais para decidir qual solução irá atender as suas necessidades. Entre contato e converse diretamente com um especialista.